terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABE QUANTOS IMPOSTOS NÓS PAGAMOS?

16, fevereiro, 2011
1 comentário Consumidores brasileiros pagam 61 tributos diferentes, é o que indica o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT. Entre eles estão impostos, contribuições e taxas nos mais diversos níveis de cobrança: federal, estadual e municipal.

Somente no âmbito federal, a União chega a cobrar do contribuinte 48 tipos de tributos. Com toda esa cobrança, o Brasil é o campeão no ranking da carga tributária sobre o PIB (Produto Interno Bruto, ou seja, valor do conjunto de bens finais produzidos pela economia em um determinado período de tempo).

Os brasileiros pagam o equivalente a 35% do PIB nacional, enquanto os Estados Unidos apresentam uma carga de 26% de seu PIB.

Em sua maioria, o contribuinte paga mais impostos indiretos, ou seja, aqueles em que o imposto está intrínseco ao valor da mercadoria, diferente de impostos como o IPTU ou o IPVA, conhecidos em todo início de ano. A preocupação, entretanto, não é só o valor desses impostos, mas a forma como se gasta, ou seja, substituir os gastos de custeio da União (com pagamento de salários aos funcionários públicos e políticos) para o gasto com investimentos, de modo a elevar a taxa dos 19% atuais para a meta de 24% até 2014.

Em época de volta às aulas, fica evidente o quanto se gasta com imposto no Brasil. Segundo estudo divulgado pelo IBPT, os tributos chegam a representar até 47,49% do preço de uma caneta esferográfica, 34,99% para cadernos e lápis e 43,19% para uma simples borracha. A explicação pode residir no fato de que todos os materiais escolares são produtos industrializados, ou seja, incide aí o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Enquanto o contribuinte paga a conta para a União, o sistema educacional brasileiro continua com nota baixa.

Nenhum comentário: